sexta-feira, 2 de março de 2012
Com base em pesquisas, cientistas afirmam que o livre-arbítrio é uma ilusão
Pesquisas recentes na área da neurociência indicaram que o cérebro faz o que está programado para fazer, e as decisões são tomadas antes que o indivíduo tome consciência dela.
Com base nesses estudos, pesquisadores e cientistas afirmaram que o livre-arbítrio não existe e que trata-se de uma ilusão. O principal defensor dessa tese é o psicólogo Benjamin Libet, que em sua pesquisa, demonstrou que uma determinada região do cérebro coordena a atividade motora momentos antes de uma decisão ser tomada.
O conceito de livre-arbítrio é defendido por correntes cristãs, embora a palavra não faça parte de nenhum texto bíblico. A ideia se baseia no princípio de que Deus deu a todos os indivíduos a capacidade de fazer escolhas.
O psicólogo da conceituada universidade de Harvard, Steven Pinker, afirmou sob seu ponto de vista, baseado em suas pesquisas, “nosso comportamento é o produto de processos físicos no cérebro”, porém, ponderou que não há como prever as decisões humanas de forma simples, de acordo com informações da revista Veja.
A revista científica “PLoS ONE” publicou em 2011 um estudo do pesquisador Stefan Bode, em que ele descobriu através de ressonâncias magnéticas em voluntários que uma decisão humana pode ter sido determinada pelo cérebro até sete segundos antes que o indivíduo a coloque em prática.
Porém, apesar de todas as descobertas, os próprios cientistas admitem que não há como apontar cientificamente qual a diferença entre as atividades cerebrais e ações conscientes, o que mantém aberta a possibilidade da existência do livre arbítrio.
Fonte: Gospel+
quinta-feira, 1 de março de 2012
Marlene Mattos participa de culto na Assembleia de Deus dos Últimos Dias
Foi divulgado no Youtube um culto da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, liderada pelo pastorMarcos Pereira, do Rio de Janeiro, onde a ex-empresária da Xuxa, Marlene Mattos, participa e faz a oração de conversão.
O cantor Waguinho, missionário da ADUD, foi quem apresentou a Marlene para aqueles que estavam presentes no culto do dia 19 de dezembro de 2011. A ex-empresária fica em pé e o cantor agradece a ela por ter lhe dado oportunidades na época que era cantor do grupo Os Morenos.
“Eu devo agradecer muito a Deus pelas portas que você abriu para minha carreira”, disse o cantor que cantou um hino e foi até Marlene que estava no canto da igreja.
Na hora da palavra o pastor Marcos Pereira disse que anos atrás ele foi até a Rede Globo e fez uma oração pela empresária, e naquele momento ele profetizou que um dia ela seria cheia do Espírito Santo. “Pra mim foi uma surpresa quando minha assessoria me ligou dizendo que a senhora viria para cá”, disse o pastor.
Na oração do apelo a ex-empresária da apresentadora Xuxa repetiu a oração em seu lugar conforme mostra o vídeo editado e postado na internet. No final do culto o pastor Pereira exorcizou alguns jovens e fez uma oração especial em um jovem que estava possesso.
A ADUD é um ministério muito conhecido no Rio de Janeiro e o pastor Marcos Pereira já foi entrevistado em muitos programas de televisão mostrando o trabalho de libertação de jovens drogados que ele realiza nas comunidades carentes da capital.
Assista:
Projeto de deputados evangélicos não propõe cura, mas a possibilidade de tratamento para gays
Projeto de deputados evangélicos não propõe cura, mas a possibilidade de tratamento para gays
O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) explicou que o projeto apresentado pelo deputado federal João Campos (PSDB-GO), do qual era relator, não tinha como objetivo a cura de homossexuais, mas o tratamento, uma vez que a Resolução do Conselho Federal de Psicologia estabelece normas em relação à questão da orientação sexual.
Para Lucena a forma como a mídia divulgou o Projeto de Decreto Legislativo 321/2011 foi preconceituoso, pois olharam o projeto de um ângulo específico para acusar os deputados, que são evangélicos, de preconceituosos.
O deputado, que faz parte da bancada evangélica, se refere ao termo “cura gay” como foi divulgado o projeto. Na verdade o objetivo é defender o direito da pessoa de pedir ajudar se ela desejar fazer um tratamento a respeito de sua orientação sexual.
“Nenhum paciente, seja ele homossexual, heterossexual, bissexual, transexual, assexual, ou que tenha qualquer outra orientação sexual, deve ser cerceado do direito psicológico, quando voluntariamente buscá-lo, com o objetivo de mudar a sua orientação”, diz nota enviada pela assessoria de Lucena.
No parágrafo único do Art. 3º e o Art. 4º, da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 1/99 de 23 de Março de 1999, fica estabelecido as normas de atuação que os profissionais da área precisam seguir quando o paciente quiser tratar sobre sua orientação sexual que não é mais caracterizada como doença.
Ao propor o decreto legislativo os deputados entendem que antes o tema precisa ser debatido em audiências públicas onde profissionais da saúde, psicólogos, juristas e de pessoas que buscam tratamento psicológico nesta área possam apresentar suas ideias sobre a matéria.
Lucena deixa claro que o decreto não tem como objetivo curar gay, pois não se trata de uma doença, mas sua proposta tem como prioridade proporcionar aos psicólogos garantias e condições para atenderem as pessoas que os procuram por estar insatisfeitas e desejam, voluntariamente, mudar de opção sexual.
Fonte;gospelprime
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Record continua na liderança do ibope com a minissérie Rei Davi
Mais uma vez o capítulo da minissérie Rei Davi fez a Rede Record alcançar bons índices no ibope. Nesta terça-feira (28) a trama escrita por Vivian de Oliveira alcançou 14 pontos na Grande São Paulo, com picos de 15, contra 12 pontos da Rede Globo.
O 11º capítulo mostrou o personagem principal ainda escondido enquanto Saul comemora a chegada do neto e sofre pela morte de Selima, esposa de Jonatas, que está sem falar com o rei por ter defendido Davi. A trama aborda bastante as histórias de amor e intriga entre os personagens para atrair o público.
Com início Às 23h21 a atração da Record se estendeu até as 0h19, disputando o ibope com o programa Amor & Sexo apresentado por Fernanda Lima. Apesar de todas as chamadas que a Globo fez durante sua programação anunciando a atração que fala sobre temas sexuais, como o nome sugere, o ibope do programa foi baixo até mesmo no Rio de Janeiro. Foram 15 pontos para Record, contra 13 da Globo.
Cada ponto do ibope representa 58 mil domicílios na Grande São Paulo e 47 mil domicílios no Rio de Janeiro. Desde o primeiro capítulo a minissérie Rei Davi tem conquistado o público e atraído cada vez mais telespectadores.
Dividido em 29 capítulos a trama vai ao ar todas as terças e quintas-feiras a partir das 23h.
Se você perdeu algum capítulo da trama e deseja rever, acesse nosso canal de vídeos e confira na íntegra todos os episódios da minissérie que já foram divulgados. “Rei Davi” começou a ser exibido no dia 24 de janeiro e seu último capítulo está previsto para ir ao ar no dia 26 de abril.
Com informações R7
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Thalles Roberto é ungido pastor na Sara Nossa Terra
O cantor Thalles Roberto foi ungido como pastor neste domingo (26) durante um culto na Igreja Sara Nossa Terra de Passos, cidade mineira onde o cantor nasceu. O músico foi ungido por seu pai, o pastor Job Roberto da Silva que é um dos pastores daquela igreja e também pelo apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo.
Para participar desse momento marcante na vida de Thalles a igreja também recebeu a visita de outros pastores, entre eles o pastor Dinei da Igreja Presbiteriana Central e o apóstolo Sérgio Paulo da Igreja Internacional da Restauração que trouxe um vídeo do apóstolo Renê Terra Nova com um recado para o cantor.
Thalles estava visivelmente emocionado com a unção e antes do culto ele chegou a comentar em seu Twitter sobre a ordenação. “Hoje é um dia em que meu coração teme e treme diante de Deus Serei ungido Pastor através das mãos do meu pai PASTOR JOB em Passos 19h”, escreveu ele.
Mesmo sendo ungido pela igreja Sara Nossa Terra, Thalles não será um pastor dessa denominação, pois ele dará continuidade ao seu ministério itinerante, isso é, ele continuará ministrando em várias igrejas sempre falando de seu testemunho e interpretando suas canções.
Thalles Roberto é um dos principais cantores do gospel na atualidade, tendo grande destaque no segmento por ter canções de adoração mescladas com uma musicalidade ímpar.
Mesmo nascido em lar evangélico na adolescência o cantor se desviou dos caminhos do Senhor e passou a usar seu dom como carreira participando de diversas bandas, entre elas o grupo Jota Quest. Sete anos depois ele resolveu retornar à Casa do Pai e passou a se dedicar ao ministério que lhe foi confiado desde pequeno.
Fonte: Gospel Prime Com informações Passos News
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Bancada evangélica quer legalizar “cura gay”
A homossexualidade deixou de ser considerada doença pelas Nações Unidas na década de 1990. Portanto, um psicólogo não poderia fazer alguém mudar sua orientação sexual. Contudo, os parlamentares evangélicos pensam diferente e desejam reverter uma resolução do Conselho Federal de Psicologia.
Segundo um projeto de decreto legislativo, encaminhado pelo deputado João Campos (PSDB-GO), o conselho “extrapolou seu poder regulamentar ao “restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional”. Esse projeto pode suspender dois artigos (instituídos em 1999) que proíbem um psciólogo de emitir opiniões públicas ou tratar a homossexualidade como doença.
Campos é líder da Frente Parlamentar Evangélica. O pivô da questão que agora chega à Brasília é Marisa Lobo, 39, um “psicóloga cristã” que luta contra o Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Ela tem lutado contra o que chama de “privilégios gays” e pediu união dos pastores e parlamentares cristãos no tratamento desta questão.
Ela foi acusada de ferir o código de ética da categoria devidos a textos de sua autoria sugerindo que, para “alcançar a comunidade gay”, deve-se seguir o exemplo de Jesus, que “não concordava com certos comportamentos, porém tratava com tolerância e amor”.
Membro da igreja batista, Lobo alega sofrer “perseguição religiosa”, mas nega oferecer “cura” a pacientes gays e rechaça qualquer acusação de homofobia.
Membro da igreja batista, Lobo alega sofrer “perseguição religiosa”, mas nega oferecer “cura” a pacientes gays e rechaça qualquer acusação de homofobia.
Ela foi convocada recentemente a retirar da internet seu material vinculando psicologia e religião. Diversos ativistas pró-gay e também ateus fizeram denúncias contra Marisa, que corre o risco de perder seu registro profissional.
Para Humberto Verona, presidente do Conselho Federal de Psicologia, “não existe psicólogo cristão: a psicologia é laica, a pessoa é cristã”. Ele acredita que o projeto de lei dos deputados irá interferir na autonomia do Conselho que possui “normas éticas para combater uma intolerância histórica”.
O pastor e deputado Roberto de Lucena (PV-SP) é relator do projeto de Campos, hoje sob análise da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. Para ele, os pais têm o direito de encaminahr os filhos para “redirecionamento sexual”. Mas reconhece que o tema deve ser discutido em audiência pública. Isso deve ocorrer nas próximas semanas, em Brasília.
Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, afirma que é o preconceito que leva um gay a procurar tratamento. Ele acredita que “deve-se curar a síndrome de patinho feio e não a homossexualidade em si”.
Fonte: Gospel Prime Com informações Folha.com
“Ateu mais famoso do mundo” admite não ter certeza que Deus não existe
Para muitas pessoas, o biólogo Richard Dawkins é o “ateu mais famoso do mundo”. Autor de best sellers como “Deus: um delírio” e “o Gene egoísta”, entre outros, ele surpreendeu a muitos com algumas declarações na última semana. Na quinta-feira (23), Dawkins participou de um debate com o arcebispo de Canterbury, Dr Rowan Williams, na universidade de Oxford.
Williams é a autoridade máxima da Igreja Episcopal Anglicana, a igreja oficial da Inglaterra. O tema do debate era o papel da religião na vida pública da Grã-Bretanha e foi transmitido pela internet. O filósofo Anthony Kenny serviu como moderador do debate, fez perguntas e interagiu com o público.
Durante o diálogo, que durou cerca de 100 minutos, muitas provocações, mas também respeito mútuo e bom humor. Dawkins reafirmou que para ele Deus é um delírio, mas que não poderia ter 100% de certeza que Deus não exista. Como cientista, ele acreditava que as probabilidades de existir um criador sobrenatural “seriam muito, muito baixas”.
Mencionou o conhecido “espectro de sete pontos de credibilidade teísta”. Nessa tabela, 1 seria a certeza completa e perfeita de que Deus existe. O 7 seria a completa certeza de que ele não existe.
Dawkins afirmou que nenhum cientista poderia saber com convicção absoluta que qualquer coisa não exista, seja Deus ou qualquer outra coisa. Por isso ele, se colocou como 6,9 na escala. Ou seja, não é totalmente ateu. O filósofo Anthony Kenny, interveio: “Por que então você não se chama de agnóstico”. Dawkins concordou que seria melhor.
A repercussão foi imediata na internet, sobretudo no Twitter. O jornal Washington Post deu como manchete “Richard Dawkins disse que não esta completamente seguro que Deus não existe”. Segundo o Post, Richard Dawkins “surpreendeu o público on-line e que estava no teatro ao fazer a concessão de uma brecha pessoal de dúvida sobre sua convicção de que não há um criador”. Disse ainda que Dawkins não teria mais “100% de certeza de que Deus não existe”.
O inglês Daily Telegraph esclarece que se alguém não tem certeza que Deus não existe poderia se denominar agnóstico. Isso mudaria a maneira como Dawkins passaria a ser visto pela comunidade ateísta mundial.
Durante grande parte da discussão, o arcebispo ouviu calmamente as explicações de Dawkins sobre a evolução humana. Em um determinado momento, o religioso disse que foi “inspirado” pela “elegância” das explicações do professor para as origens da vida. O Professor Dawkins então perguntou: “O que eu não consigo entender é por que você não pode ver a extraordinária beleza da ideia que a vida começou a partir do nada. Isso é algo tão incrível, elegante e bonito. Por que você quer estragá-lo com algo tão bagunçado como um Deus? ” O biólogo finalizou, dizendo acreditar ser altamente provável que haja vida em outros planetas.
O arcebispo respondeu que acreditava que os seres humanos evoluíram de ancestrais não-humanos, no entanto, foram feitos “à imagem de Deus”. Também disse que a explicação para a criação do mundo no Livro de Gênesis não poderia ser vista literalmente, mas isso não muda sua fé.
Nas últimas semanas Richard Dawkins tem sido assunto constante na mídia britânica. Primeiro por ter se equivocado durante um debate com o pastor Giles Frase. Acusando os cristãos de sequer saber o nome dos livros da Bíblia, ele se atrapalhou ao ser perguntado pelo pastor qual seria o título completo do mais famoso livro do evolucionismo “A Origem das Espécies”. Dawkins não soube dizer o subtítulo da obra de Charles Darwin e foi motivo de piada.
Alguns dias depois, o jornal The Guardian publicou uma matéria mostrando que os antepassados paternos do cientista fizeram fortuna explorando a escravidão na Jamaica, em uma fazenda de plantação de cana de açúcar. Dawkins disse na ocasião que não poderia ser responsabilizado por isso e que a mídia está tentando fazer uma “campanha de difamação” contra ele.
Fonte: Gospel Prime Traduzido e adaptado de The Telegraph e Washington Post
Mãe de menina que morreu no Hopi Hari revela que fez oração por filha após o acidente
Gabriella Yukari Nichimura, 14, faleceu na manhã de sexta-feira (24) em um acidente no Parque Hopi Hari, em Vinhedo, interior de São Paulo. Ela foi sepultada sábado (25) no Cemitério Parque Jardim das Primaveras em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
A família morava no Japão e passava férias no Brasil depois de nove anos sem visitar o país. A menina caiu do brinquedo conhecido como A Torre Eiffel, um elevador de 69 metros de altura, altura de um prédio de 23 andares. Depois de serem erguidos, os visitantes mergulham em queda livre, chegando à velocidade de 94 km/h.
Em entrevista ao Fantástico, os pais revelaram que a família é evangélica e que oraram pela recuperação da filha. Sua mãe declarou entre lágrimas “Eu ouvi um barulho muito forte e ouvi o grito da minha sobrinha. Eu não sei como eu destravei o brinquedo, ou como eu tirei. Quando eu vi, eu já estava ali praticamente ajoelhada orando com ela”.
A família vive no Japão há 9 anos. E a nove não vinham ao Brasil. “A gente saia pra comer, a gente ia pra igreja, a gente dançava. A gente fazia tudo juntas”, lamenta.
Mesmo tendo recebido atendimento médico momentos após o acidente, Gabriella chegou morta ao Hospital Paulo Sacramento, com sinais de traumatismo craniano. O parque reabriu hoje depois de passar por perícia no brinquedo onde ocorreu o acidente.
Assista reportagem:
Assinar:
Postagens (Atom)