terça-feira, 17 de abril de 2012
Concurso gay elege o "Jesus Cristo" mais sensual na Páscoa nos EUA
No próximo domingo, 8 de abril, será realizado em São Francisco, nos Estados Unidos, mais uma edição do Hunky Jesus Contest (Concurso do Jesus Sensual).
O concurso escolhe a imitação mais sensual de Jesus Cristo. O evento é organizado há 33 anos pelo grupo gay “The Sisters of Perpetual Indulgence” (As Irmãs do Vício Perpétuo).
Os militantes da organização gay se vestem de freiras e apresentam os gays que melhor representem um Jesus sensual ou debochado. Os homossexuais sobem ao palco quase sem roupa e com alguns adereços, como cruzes e coroas de espinhos.
Para ver a atuação das “Irmãs do Vício Perpétuo”, assista a parte final do seguinte vídeo, onde o filósofo Olavo de Carvalho fala das “freiras” gays:
http://www.youtube.com/watch?v=7vvdpiQDQLI
http://www.youtube.com/watch?v=7vvdpiQDQLI
O Concurso do “Jesus Sensual” é realizado todo domingo de Páscoa no Parque Dolores de San Francisco, considerada a capital gay dos EUA, e chega a reunir 5 mil espectadores.
“Esse concurso simboliza o desprezo que muitos militantes homossexuais têm de Deus e do Cristianismo”, declarou Peter LaBarbera, presidente de uma associação que luta pela preservação da família americana.
Com informações do site homossexual A Capa.
Fonte: www.juliosevero.com
Para nossa alegria", irmãos, vão lançar CD
Uma canção evangélica de quatro acordes, refrão de três palavras e cantada fora do tom por um casal de irmãos e sua mãe. Para a alegria de uns e desespero de outros, ‘Para Nossa Alegria’ tornou Jefferson e Suellen Barbosa conhecidos Brasil afora e não para de bombar: o vídeo, que já contabiliza quase 15 milhões de exibições no YouTube, deu origem a milhares de versões; a Pepsi fechou uma parceria com a família; e a dupla, agora conhecida nacionalmente, anuncia que vai lançar CD e uma série de camisetas, disponibilizados no www.artecrista.com.br.
O que nem todo mundo conhece são os autores da tal música. Relaxa, nem o pessoal do ‘Pânico’, que vem arrebanhando audiência em cima dos garotos, parece saber. O programa diz, erroneamente, que a criação original é do grupo Catedral, que, de fato, a gravou nos anos 90. Porém, ‘Galhos Secos’ (esse é o nome correto da canção) é uma parceria dos também irmãos Osny (falecido em 2007) e Osvayr Agreste, feita nos anos 70 quando, ainda adolescentes, integravam junto do baterista Edson Zaffani o trio Êxodos, apontado como o primeiro grupo de rock gospel do Brasil.
quinta-feira, 15 de março de 2012
Cristãos sul-africanos pressionam Red Bull e empresa retira comercial sobre Jesus do ar
Depois que a Conferência Episcopal da África do Sul (SACBC) pressionou, a Red Bull resolveu retirar o comercial que mostra Jesus andando sobre as águas do ar. A informação da retirada do vídeo foi dada pela empresa na quarta-feira (14) de acordo com o jornal africano News24.
O cardeal Wilfrid Napier, porta-voz da SACBC, ficou satisfeito com a decisão da Red Bull, mas exigiu que a divisão sul-africana da bebida interrompa toda a campanha e não apenas o comercial que estava sendo transmitido na TC.
“O momento no qual esta campanha é lançada nos parece inadequado”, disse o religioso se referindo a Quaresma e à proximidade da Semana Santa, um período onde todos os cristãos se lembram do período que Jesus esteve na Terra.
O vídeo, que também está sendo transmitido no Brasil, mostra Jesus no barco com dois discípulos até que entediado ele resolve ir embora, pula do barco e passa a andar sobre as águas. Um dos discípulos questiona se o Mestre tinha tomado Red Bull, e ele então explica que não era um milagre, pois estava apenas pisando nas pedras.
O cardeal sul-africano pediu para que os católicos deixem de consumir o energético até a Semana Santa como um protesto para mostrar à marca que eles se sentiram ofendidos. O dinheiro que seria gasto com esse produto pode ser direcionado para obras de caridade, se assim o fiel decidir.
Fonte:Gospel Prime Com informações Click PB e Terra
quarta-feira, 14 de março de 2012
Pastora Sarah Sheeva revela busca por cirurgiã para procedimento estético e rejeita médicos: “tenho medo deles me desejarem”
A pastora Sarah Sheeva publicou em seu Twitter que está em busca de uma médica cirurgiã especialista em estética, para fazer algumas cirurgias plásticas, pois quer fazer uma “recauchutagem”.
A pastora justificou sua busca dizendo estar prestes a completar 40 anos e deseja estar “deslumbrante” para o futuro marido. Solteira, Sarah Sheeva se tornou conhecida no meio gospel após publicar livros e ministrar palestras ensinando mulheres a se portarem como princesas na busca pelo companheiro.
Uma de suas seguidoras no microblog respondeu dizendo que conhecia um ótimo cirurgião, porém Sheeva refutou a indicação: “Realmente não gosto de cirurgião homem. Sou muito metida (auto estima) tenho medo deles me desejarem sabe?”.
Uma das internautas seguidoras da pastora suspeitou que algum hacker tivesse invadido o perfil dela e estivesse publicando mensagens falsas sobre o interesse na cirurgia: “Acho que invadiram o twitter da @SarahSheeva. Uma pessoa tão crente, falando em plásticas meramente estéticas…”. Em resposta, a pastora tranquilizou a internauta: “Sou eu mesma. Tratamento de beleza é totalmente bíblico, veja a história de Ester (+ não deve ser a motivação de vida) Paz!”
Fonte: Gospel+
Lei permitirá casamento gay em igrejas a partir de junho
Lei permitirá casamento gay em igrejas a partir de junho
O governo dinamarquês permite há uma década que casais gays se casem legalmente diante de um juiz. Na Dinamarca não existe separação entre Estado e igreja e, em breve, uma nova lei irá permitir o casamento de homossexuais nas igrejas.
O novo governo, liderado pela primeira-ministra Helle Thorning-Schmidt quando ganhou as eleições, em setembro de 2010, já havia anunciado sua intenção de permitir o casamento gay nas igrejas.
“Neste ano já poderemos ver os primeiros casais homossexuais se casarem em igrejas dinamarquesas”, disse Helle, que considerou um passo “importante” e “natural” que na sociedade dinamarquesa “seja reconhecida a diferença e a igualdade dos indivíduos, independentemente de quem for”.
A lei foi apresentada no Parlamento hoje (14) para que comece a ser debatida, mas sua aprovação é considera certa, pois conta com amplo apoio dos três partidos governo de coalizão de centro-esquerda. Ela deverá entrar em vigor em 15 de junho e conta com a cumplicidade da maioria dos pastores ligados à Igreja Luterana, religião oficial do país.
De acordo com uma estimativa feita pelo presidente da Associação de Pastores Dinamarquês, Per Bucholdt Andreasen, cerca de 70% dos ministros da Igreja Luterana estão dispostos a casar gays em seus templos. Alguns deles já realizavam uma espécie de “benção” para os gays, mas não tinha o mesmo peso de uma cerimônia oficial.
Há, porém, a resistência de alguns pastores, por isso está prevista a cláusula de “objeção de consciência”, que permite a cada líder para decidir individualmente se fará ou não o casamento em sua igreja.
Com a nova lei, a Dinamarca se juntará aos países onde o casamento gay já é uma realidade: Holanda, Espanha, Bélgica, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal e Islândia.
Traduzido e adaptado de Protestante Digital
segunda-feira, 5 de março de 2012
Metade dos judeus ainda espera a vinda do Messias
Pesquisa mostra que religião ainda é determinante na identidade dos judeus.
A Fundação Avi Chai encomendou ao Guttman Center, do Instituto Democrático de Israel, uma pesquisa sobre o peso da religião entre os judeus. Entre 2009 e 2012 foram entrevistados 2000 judeus moradores de Israel.
Os resultados indicam que 80% deles acreditam em Deus, 72% acreditam no poder da oração, 67% acreditam que os judeus são o “povo escolhido”, e 56% acreditam na vida após a morte. Oitenta por cento dos entrevistados consideraram o casamento abençoado por um rabino importante, mas 50% acreditam que Israel deve permitir o casamento civil sem envolvimento de um rabino.
Além disso, 90% veem os rituais judaicos como algo “importante” ou “muito importante”, cerca de 70% acreditam que a Torá [Velho Testamento] foi dada por Deus, 80% acreditam que as boas ações são recompensados e 74% dizem que os atos maus são punidos. Apenas 51% acreditam na vinda do Messias.
Sobre os recentes conflitos entre judeus ultra ortodoxos, moderados e não religiosos, 55% dos entrevistados acreditam que as relações entre os religiosos e os não religiosos em Israel “não são boas” ou “nada boas”.
A pesquisa é uma evidência recente de como Deus, a fé e a religião continuam afetando Israel hoje como fazia em tempos antigos. Embora hoje em dia a separação entre religião e Estado seja visto como um valor democrático, não há dúvida que as questões espirituais são um fator dominante na política e na sociedade israelense.
A própria existência de Israel está historicamente ligada a profecias bíblicas e todo judeu sabe disso. Surpreendentemente, um dos principais jornais de Israel, comentou que os resultados dessa pesquisa justificam os fortes laços entre o Estado judeu e os seus apoiadores cristãos sionistas, que seriam os únicos que realmente entendem o destino de Israel.
A revista Israel Today falou com os líderes judeus messiânicos que não se entusiasmaram muito com os resultados, mas disseram que o sentimento geral é que existe base para um evangelismo eficaz.
fonte new gospel
Fiel doa mil reais e ganha pulseira ungida por Estevam Hernandes
Fiel doa mil reais e ganha pulseira ungida por Estevam Hernandes
De acordo com o site Renascer Prime (antigo Folha Renascer) um site de jóias está vendendo a mesma pulseira que é “vendida” na Igreja Renascer em Cristo por R$1.000 por 14% desse valor. A pulseira tem uma placa dourada com a inscrição “Deus é Fiel”.
Quem frequenta a denominação já deve ter visto o líder,apóstolo Estevam Hernandes, falando sobre a pulseira. Quem aceitasse dar uma oferta de R$1.000,00 receberia a pulseira de brinde. Essas ofertas especiais seriam para ajudar a obra de Deus.
A mesma pulseira custa apenas R$140,00 no site da Shalom Jóias que ainda parcela esse valor em até 12 vezes no cartão de crédito.
Estevam não é o primeiro pastor a pedir ofertas altas dando brindes em troca. O pastor Silas Malafaiajá gerou polêmica ao oferecer a Batalha Espiritual e Vitória Financeira como brinde para quem entregasse R$1.000,00 de oferta para que ele mantivesse seu programa na TV.
Quem se interessa por comprar esse livro vai pagar cerca de R$89,90 ou R$99,90 por cada exemplar, ou seja, daria para comprar até dez bíblias com o valor da oferta pedido por Malafaia.
Quem também já apareceu na TV pedindo ofertas de R$1.000,00 que valiam um brinde foram os pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus quando lançaram a campanha do “Martelinho da Justiça”.
Quem desejasse receber o martelo para quebrar as adversidades da vida precisaria enviar o que o pastor chamou de “ofertinha” para ajudá-los a manter a programação no ar e a pagar as outras contas da igreja.
Com informações Renascer Prime
História de José será a nova minissérie bíblica da Record
História de José será a nova minissérie bíblica da Record
A série “Rei Davi” da Record deve fica no ar até abril. Graças aos bons índices de audiência, para 2013 a emissora ligada àIURD definiu esta semana que irá produzir outra nos mesmos moldes.
Depois de “Sansão & Dalila”, “A História de Ester” e “Rei Davi”, a nova série bíblica da emissora será “José – De Escravo a Governador”, que entra em produção em outubro, mas só irá ao ar ano que vem.
Chegou a ser anunciado que a Record estaria preparando “Os Dez Mandamentos”, baseado na vida de Moisés, mas a emissora acabou optando pela história de José, filho de Jacó, narrada pelo Livro de Gênesis.
Segundo a coluna “Na TV”, do portal IG, a emissora entregou o roteiro para Vivian de Oliveira, que escreveu “Rei Davi” e também “A História de Ester”.
A Rede Record também anunciou que não irá terceirizar a produção de suas minisséries, mas os cuidados serão redobrados para que não se repitam alguns erros cometidos em “Davi”.
Ao que tudo indica, Edgard Miranda, que dirigiu “Chamas da Vida” (2008) e “Ribeirão do Tempo” (2010), será o diretor da nova produção.
Hoje (4) no intervalo do “Domingo Espetacular” as novidades da programação serão anunciadas oficialmente.
Fonte;gospelprime
sexta-feira, 2 de março de 2012
Com base em pesquisas, cientistas afirmam que o livre-arbítrio é uma ilusão
Pesquisas recentes na área da neurociência indicaram que o cérebro faz o que está programado para fazer, e as decisões são tomadas antes que o indivíduo tome consciência dela.
Com base nesses estudos, pesquisadores e cientistas afirmaram que o livre-arbítrio não existe e que trata-se de uma ilusão. O principal defensor dessa tese é o psicólogo Benjamin Libet, que em sua pesquisa, demonstrou que uma determinada região do cérebro coordena a atividade motora momentos antes de uma decisão ser tomada.
O conceito de livre-arbítrio é defendido por correntes cristãs, embora a palavra não faça parte de nenhum texto bíblico. A ideia se baseia no princípio de que Deus deu a todos os indivíduos a capacidade de fazer escolhas.
O psicólogo da conceituada universidade de Harvard, Steven Pinker, afirmou sob seu ponto de vista, baseado em suas pesquisas, “nosso comportamento é o produto de processos físicos no cérebro”, porém, ponderou que não há como prever as decisões humanas de forma simples, de acordo com informações da revista Veja.
A revista científica “PLoS ONE” publicou em 2011 um estudo do pesquisador Stefan Bode, em que ele descobriu através de ressonâncias magnéticas em voluntários que uma decisão humana pode ter sido determinada pelo cérebro até sete segundos antes que o indivíduo a coloque em prática.
Porém, apesar de todas as descobertas, os próprios cientistas admitem que não há como apontar cientificamente qual a diferença entre as atividades cerebrais e ações conscientes, o que mantém aberta a possibilidade da existência do livre arbítrio.
Fonte: Gospel+
quinta-feira, 1 de março de 2012
Marlene Mattos participa de culto na Assembleia de Deus dos Últimos Dias
Foi divulgado no Youtube um culto da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, liderada pelo pastorMarcos Pereira, do Rio de Janeiro, onde a ex-empresária da Xuxa, Marlene Mattos, participa e faz a oração de conversão.
O cantor Waguinho, missionário da ADUD, foi quem apresentou a Marlene para aqueles que estavam presentes no culto do dia 19 de dezembro de 2011. A ex-empresária fica em pé e o cantor agradece a ela por ter lhe dado oportunidades na época que era cantor do grupo Os Morenos.
“Eu devo agradecer muito a Deus pelas portas que você abriu para minha carreira”, disse o cantor que cantou um hino e foi até Marlene que estava no canto da igreja.
Na hora da palavra o pastor Marcos Pereira disse que anos atrás ele foi até a Rede Globo e fez uma oração pela empresária, e naquele momento ele profetizou que um dia ela seria cheia do Espírito Santo. “Pra mim foi uma surpresa quando minha assessoria me ligou dizendo que a senhora viria para cá”, disse o pastor.
Na oração do apelo a ex-empresária da apresentadora Xuxa repetiu a oração em seu lugar conforme mostra o vídeo editado e postado na internet. No final do culto o pastor Pereira exorcizou alguns jovens e fez uma oração especial em um jovem que estava possesso.
A ADUD é um ministério muito conhecido no Rio de Janeiro e o pastor Marcos Pereira já foi entrevistado em muitos programas de televisão mostrando o trabalho de libertação de jovens drogados que ele realiza nas comunidades carentes da capital.
Assista:
Projeto de deputados evangélicos não propõe cura, mas a possibilidade de tratamento para gays
Projeto de deputados evangélicos não propõe cura, mas a possibilidade de tratamento para gays
O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) explicou que o projeto apresentado pelo deputado federal João Campos (PSDB-GO), do qual era relator, não tinha como objetivo a cura de homossexuais, mas o tratamento, uma vez que a Resolução do Conselho Federal de Psicologia estabelece normas em relação à questão da orientação sexual.
Para Lucena a forma como a mídia divulgou o Projeto de Decreto Legislativo 321/2011 foi preconceituoso, pois olharam o projeto de um ângulo específico para acusar os deputados, que são evangélicos, de preconceituosos.
O deputado, que faz parte da bancada evangélica, se refere ao termo “cura gay” como foi divulgado o projeto. Na verdade o objetivo é defender o direito da pessoa de pedir ajudar se ela desejar fazer um tratamento a respeito de sua orientação sexual.
“Nenhum paciente, seja ele homossexual, heterossexual, bissexual, transexual, assexual, ou que tenha qualquer outra orientação sexual, deve ser cerceado do direito psicológico, quando voluntariamente buscá-lo, com o objetivo de mudar a sua orientação”, diz nota enviada pela assessoria de Lucena.
No parágrafo único do Art. 3º e o Art. 4º, da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 1/99 de 23 de Março de 1999, fica estabelecido as normas de atuação que os profissionais da área precisam seguir quando o paciente quiser tratar sobre sua orientação sexual que não é mais caracterizada como doença.
Ao propor o decreto legislativo os deputados entendem que antes o tema precisa ser debatido em audiências públicas onde profissionais da saúde, psicólogos, juristas e de pessoas que buscam tratamento psicológico nesta área possam apresentar suas ideias sobre a matéria.
Lucena deixa claro que o decreto não tem como objetivo curar gay, pois não se trata de uma doença, mas sua proposta tem como prioridade proporcionar aos psicólogos garantias e condições para atenderem as pessoas que os procuram por estar insatisfeitas e desejam, voluntariamente, mudar de opção sexual.
Fonte;gospelprime
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Record continua na liderança do ibope com a minissérie Rei Davi
Mais uma vez o capítulo da minissérie Rei Davi fez a Rede Record alcançar bons índices no ibope. Nesta terça-feira (28) a trama escrita por Vivian de Oliveira alcançou 14 pontos na Grande São Paulo, com picos de 15, contra 12 pontos da Rede Globo.
O 11º capítulo mostrou o personagem principal ainda escondido enquanto Saul comemora a chegada do neto e sofre pela morte de Selima, esposa de Jonatas, que está sem falar com o rei por ter defendido Davi. A trama aborda bastante as histórias de amor e intriga entre os personagens para atrair o público.
Com início Às 23h21 a atração da Record se estendeu até as 0h19, disputando o ibope com o programa Amor & Sexo apresentado por Fernanda Lima. Apesar de todas as chamadas que a Globo fez durante sua programação anunciando a atração que fala sobre temas sexuais, como o nome sugere, o ibope do programa foi baixo até mesmo no Rio de Janeiro. Foram 15 pontos para Record, contra 13 da Globo.
Cada ponto do ibope representa 58 mil domicílios na Grande São Paulo e 47 mil domicílios no Rio de Janeiro. Desde o primeiro capítulo a minissérie Rei Davi tem conquistado o público e atraído cada vez mais telespectadores.
Dividido em 29 capítulos a trama vai ao ar todas as terças e quintas-feiras a partir das 23h.
Se você perdeu algum capítulo da trama e deseja rever, acesse nosso canal de vídeos e confira na íntegra todos os episódios da minissérie que já foram divulgados. “Rei Davi” começou a ser exibido no dia 24 de janeiro e seu último capítulo está previsto para ir ao ar no dia 26 de abril.
Com informações R7
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Thalles Roberto é ungido pastor na Sara Nossa Terra
O cantor Thalles Roberto foi ungido como pastor neste domingo (26) durante um culto na Igreja Sara Nossa Terra de Passos, cidade mineira onde o cantor nasceu. O músico foi ungido por seu pai, o pastor Job Roberto da Silva que é um dos pastores daquela igreja e também pelo apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo.
Para participar desse momento marcante na vida de Thalles a igreja também recebeu a visita de outros pastores, entre eles o pastor Dinei da Igreja Presbiteriana Central e o apóstolo Sérgio Paulo da Igreja Internacional da Restauração que trouxe um vídeo do apóstolo Renê Terra Nova com um recado para o cantor.
Thalles estava visivelmente emocionado com a unção e antes do culto ele chegou a comentar em seu Twitter sobre a ordenação. “Hoje é um dia em que meu coração teme e treme diante de Deus Serei ungido Pastor através das mãos do meu pai PASTOR JOB em Passos 19h”, escreveu ele.
Mesmo sendo ungido pela igreja Sara Nossa Terra, Thalles não será um pastor dessa denominação, pois ele dará continuidade ao seu ministério itinerante, isso é, ele continuará ministrando em várias igrejas sempre falando de seu testemunho e interpretando suas canções.
Thalles Roberto é um dos principais cantores do gospel na atualidade, tendo grande destaque no segmento por ter canções de adoração mescladas com uma musicalidade ímpar.
Mesmo nascido em lar evangélico na adolescência o cantor se desviou dos caminhos do Senhor e passou a usar seu dom como carreira participando de diversas bandas, entre elas o grupo Jota Quest. Sete anos depois ele resolveu retornar à Casa do Pai e passou a se dedicar ao ministério que lhe foi confiado desde pequeno.
Fonte: Gospel Prime Com informações Passos News
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Bancada evangélica quer legalizar “cura gay”
A homossexualidade deixou de ser considerada doença pelas Nações Unidas na década de 1990. Portanto, um psicólogo não poderia fazer alguém mudar sua orientação sexual. Contudo, os parlamentares evangélicos pensam diferente e desejam reverter uma resolução do Conselho Federal de Psicologia.
Segundo um projeto de decreto legislativo, encaminhado pelo deputado João Campos (PSDB-GO), o conselho “extrapolou seu poder regulamentar ao “restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional”. Esse projeto pode suspender dois artigos (instituídos em 1999) que proíbem um psciólogo de emitir opiniões públicas ou tratar a homossexualidade como doença.
Campos é líder da Frente Parlamentar Evangélica. O pivô da questão que agora chega à Brasília é Marisa Lobo, 39, um “psicóloga cristã” que luta contra o Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Ela tem lutado contra o que chama de “privilégios gays” e pediu união dos pastores e parlamentares cristãos no tratamento desta questão.
Ela foi acusada de ferir o código de ética da categoria devidos a textos de sua autoria sugerindo que, para “alcançar a comunidade gay”, deve-se seguir o exemplo de Jesus, que “não concordava com certos comportamentos, porém tratava com tolerância e amor”.
Membro da igreja batista, Lobo alega sofrer “perseguição religiosa”, mas nega oferecer “cura” a pacientes gays e rechaça qualquer acusação de homofobia.
Membro da igreja batista, Lobo alega sofrer “perseguição religiosa”, mas nega oferecer “cura” a pacientes gays e rechaça qualquer acusação de homofobia.
Ela foi convocada recentemente a retirar da internet seu material vinculando psicologia e religião. Diversos ativistas pró-gay e também ateus fizeram denúncias contra Marisa, que corre o risco de perder seu registro profissional.
Para Humberto Verona, presidente do Conselho Federal de Psicologia, “não existe psicólogo cristão: a psicologia é laica, a pessoa é cristã”. Ele acredita que o projeto de lei dos deputados irá interferir na autonomia do Conselho que possui “normas éticas para combater uma intolerância histórica”.
O pastor e deputado Roberto de Lucena (PV-SP) é relator do projeto de Campos, hoje sob análise da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. Para ele, os pais têm o direito de encaminahr os filhos para “redirecionamento sexual”. Mas reconhece que o tema deve ser discutido em audiência pública. Isso deve ocorrer nas próximas semanas, em Brasília.
Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, afirma que é o preconceito que leva um gay a procurar tratamento. Ele acredita que “deve-se curar a síndrome de patinho feio e não a homossexualidade em si”.
Fonte: Gospel Prime Com informações Folha.com
Assinar:
Postagens (Atom)